Irmãs Missionarias Capuchinhas a caminho do Congresso Novas Gerações de 09/12/02/2013 em Aparecida SP.

INFORMAÇÕES –  DA EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DA CRBNACIONAL

Congresso reúne cerca de mil jovens consagrados em Aparecida – SP

Religiosos e Religosas Jovens rumam a Aparecida para rezar e partilhar a vida e a missão junto à Padroeira do Brasil

  Com o tema “Novas Gerações: Tecendo relações, construindo caminhos o Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada pretende reunir em Aparecida-SP, no Espaço Cultural Padre Vitor Coelho, cerca de mil religiosos e religiosas jovens, de 09 a 12 de fevereiro de 2013.

O evento é uma organização da CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil sob coordenação do Assessor Executivo para as Juventudes, Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap, a representante  da Diretoria da CRB Nacional, Irmã Lourdes Oro, sds, e um representante da Vida Religiosa Jovem de cada regional da CRB.

“O objetivo deste Congresso Nacional é redescobrir caminhos para assumir o protagonismo das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada, favorecer a espiritualidade, as relações fraternas, e a missão, para ser testemunho profético diante da realidade atual”, informou.

De acordo com o assessor, se entende por ‘Novas Gerações da Vida Religiosa,         todos os consagrados que fizeram os primeiros votos ou votos temporários, até 10 anos de votos perpétuos. Para  ele o que motiva a continuidade dos Congressos para este publico da Vida Consagrada é o fato de que, conforme apontam as pesquisas, os grandes hiatos, as grandes crises da Vida Religiosa se encontram nessa fase da vida.

“O Congresso não é um ponto final, nem ponto de partida, mas fruto de uma caminhada. Queremos que este momento seja uma motivação para que nas regionais da CRB possam continuar a formação de grupos ‘Novas Gerações’ que deem continuidade ao processo de partilha da vida, troca de experiências, de rezar juntos/as para continuarem fiéis no caminho e missão”, afirmou.

 Membro da comissão organizadora e jovem consagrado, da Congregação dos Oblatos de São José, frei Leonardo Alves de Melo 23, contou sobre as suas expectativas: “Que seja um espaço de conjugação das esperanças, da vida, da consagração de cada religioso e religiosa jovem, como disse em Medellín o palestrante padre Federico Carrasquilla, que as novas gerações se entusiasmem para gerar um mundo novo”, acenou.  

A representante e membro da Diretoria da CRB Nacional, Irmã Lourdes Oro, sds, falou sobre as perspectivas da CRB sobre este evento. “A primeira perspectiva é que este Congresso seja para a Juventude Religiosa, um momento de revigoramento, de retomada da Vida Consagrada, da sua opção vocacional, com novo ânimo, com novo vigor e reencantamento do chamado vocacional e do espírito missionário. Uma outra perspectiva é que a Juventude da Vida Consagrada tenha neste Congresso um espaço onde possam renovar o seu compromisso com a vida e a missão da Vida Religiosa. Que se sintam convocados, compromissados e valorizados, relatou.

Para Irmã Lourdes, a cidade de Aparecida é o melhor lugar para a realização do evento: “É muito bom que seja em Aparecida pois Nossa Senhora é a nossa padroeira e é importante que a Vida Religiosa Jovem faça essa peregrinação até ao Santuário no sentido de ir ao encontro da Mãe da Vida Consagrada, a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida”, concluiu.

A missão como desafio para as Novas Gerações da Vida Consagrada

Ana Paula Batista Benvinda, 26, natural do Paraná, é religiosa da Congregação das Irmãs da Divina Providência e vive como missionária  na cidade de Vilhena – RO,  e faz parte da Coordenação Nacional das Novas Gerações. Ela espera que esse congresso possa fortalecer os vínculos entre a Vida Religiosa Jovem na diversidade de Congregações e de culturas. “Que a partir deste evento possam se fortalecer os laços com a CRB lá onde estão e que tenham gosto de se encontrar, se engajar na vida e missão da CRB e possam ser testemunhas para outros jovens e que surja um ardor missionário para que se comprometam cada vez mais com a causa do Reino de Deus”, relatou.

Ana Paula destacou a importância do protagonismo dos jovens religiosos na missão na Amazônia em outros campos onde a missão clama. “Espero que os jovens religiosos se apaixonem pela missão. Fazer missão não é fazer turismo. É preciso se engajar, se comprometer, acima de tudo, conhecer a realidade para amá-la, para se doar com paixão, independente das distâncias, das dificuldades próprias do Bioma amazônico. Que esse Congresso desperte neles o desejo de serem missionários e queiram vir pra cá”, implorou.

De acordo com a Religiosa, na região em que trabalha é grande a escassez de missionários e pela falta de padres em algumas comunidades, as Religiosas tem a permissão pela diocese a realizar os sacramentos. “Trabalho com as comunidades de base. Aqui, 90% da população de Vilhena são imigrantes do sul (paranaenses, gaúchos, catarinenses), e outra porcentagem de mineiros, nordestinos e indígenas. Já fiz muitos batizados e casamentos. Tomara que este congresso desperte nos jovens consagrados a sensibilidade missionária e que se desafiem a perceber outras realidades que necessitam do serviço missionário e queiram ir para estes lugares”, fez o apelo.

Irmã Ana Paula concluiu sua fala discorrendo sobre o desejo de que, não obstante as distâncias geográficas, a partir deste Congresso, os religiosos jovens da Amazônia se sintam entusiasmados a se encontrarem para intensificar as relações. Para ela, é fundamental que a vida religiosa jovem abrace, além da missão, a intercongregacionalidade: “Que possamos trabalhar projetos juntos, abraçar juntos a causa do Reino sem esperar que venha dos nossos superiores. Que possamos nós, dar o primeiro passo”, concluiu.

Público alvo do 2º Congresso das Novas Gerações

Participam do Congresso, religiosos e religiosas até 10 anos de votos perpétuos, superiores, conselheiros e formadores das congregações afins, membros das diretorias regionais e acompanhantes dos grupos novas gerações.

Para fazer a inscrição siga as orientações da ficha.