Irmã Victricia Maria Missionária Capuchinha é uma das acompanhantes da Família Leiga Missionarias, escreve.

Ser Leiga Missionária Capuchinha é ser  um diferencial do ser cristão comum, pois além de cristão é alguém que procura vivenciar a espiritualidade  do Carisma do Fundador das Irmãs Missionárias Capuchinhas, Frei João Pedro de Sexto isto é: “Encarnar o franciscanismo no discipulado de Jesus Cristo e seu Projeto Missionário, servindo preferencialmente os mais pobres, com Coragem, Alegria e Misericódia na Simplicidade e no Acolhimento”.

Na década de 1980, os Sínodos estimularam as Congregações a abrirem as suas portas a acolherem os leigos que se sentissem chamados a viverem o seu carisma num trabalho conjunto em prol do Reino de Deus vivendo o mesmo Espírito- o pensamento do Fundador. Atualmente,  para nossa alegria, há aproximadamente 100 Leigas/os  incluindo as crianças  que também ingressaram, formando então a Família Leiga Capuchinha que tem se espalhado não só no Brasil, mas no Equador – Esmeraldas e Moçambique. As Fraternidades de leigos/as capuchinhas/os são formadas por adultos, jovens e crianças.

Nós, Irmãs Missionarias Capuchinhas, com muito empenho e alegria de servir  e amar,  acompanhamos os passos e nos dispomos a contribuir com nossos Irmãos/as Leigos/as valorizando todas as iniciativas e organizações no zelo pelo carisma da Congregação no serviço ao povo de Deus. Contem conosco!

Irmã Victricia Maria

Pela Equipe de apoio à Família Leiga Missionária capuchinha.

Fortaleza, 25 de fevereiro de 2013

FAMILIA LEIGA MISSIONÁRIA CAPUCHINHA
LANO GERAL PARA O TRIÊNIO 2011/2014

COORDENAÇÃO GERAL: Maria Nazareth de Carvalho, Sandra Maria Rodrigues da Silva, Risalva Jorge Campos, Zulmira Pimentel Florêncio, Maria Luiza Pires Sucupira , Zulmira Barbosa.
PRIORIDADE nº 01
Participar com toda a Família LMC da programação do centenário de falecimento de Frei João Pedro de modo
particular neste ano de 2011, de forma dinâmica e participativa.

•ESTRATÉGIAS:
1. Celebrar as datas mais marcantes da vida de Frei João Pedro no decorrer deste do ano, dando um destaque especial ao dia 5 de cada mês.
2. Fazer todos os meses, começando no dia 3, um tríduo a Frei João Pedro, pedindo pela sua canonização.
3. Promover l ou 2 eventos religiosos como acampamentos missionários ou missões populares, peregrinação, romaria, caminhada, celebrações, e outros, em lugares que mais falam da pessoa de Frei João Pedro ou da atuação missionária das IMC.
4. Organizar eventos sociais ou confecção de trabalhos e outras atividades com o objetivo de angariar fundos para as despesas com o processo de canonização de Fr. João Pedro.

RESPONSÁVEIS – EQUIPE FREI JOÃO PEDRO:
Um membro da coordenação geral
Um membro da coordenação regional
Uma Irmã Missionária Capuchinha
Um membro de cada fraternidade
PRIORIDADE Nº2
Organizar uma equipe de formação em cada Regional para acompanhar de modo sistemático os membros da família LMC nas etapas de formação inicial e continuada, dando a devida orientação sobre o significado da PROMESSA.
•ESTRATÉGIAS
1. Promover a nível regional encontro (s ) para as equipes de formação inicial e continuada para refletir, planejar e avaliar a caminhada da formação.
2. Promover a nível regional, de núcleos e por fraternidades encontros específicos para todos os membros da família LMC de acordo com as etapas de formação, que estão vivenciando, observando a orientação do Plano Geral de Formação.

RESPONSÁVEIS – EQUIPE DE FORMAÇÃO INICIAL
Um membro da coordenação geral
Um membro da coordenação regional
Uma Irmã Missionária Capuchinha
Um membro de cada fraternidade

RESPONSÁVEIS – EQUIPE DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Um membro da coordenação geral
Um membro da coordenação regional
Uma Irmã Missionária Capuchinha
Um membro de cada fraternidade
 PRIORIDADE Nº 3
Formar uma equipe MISSIONÁRIA que dê acompanhamento à família LMC nas pastorais da INFÂNCIA e ADOLESCÊNCIA , JUVENTUDE , apoiando e incentivando os missionários leigos (as) mirins da comunidade de Crioli – Grajaú- MA).
• ESTRATÉGIA:
1. Dar continuidade à Missão nos vários engajamentos de preferência onde a família LMC e as IMC estão inseridas, implantando onde for possível a INFÂNCIA MISSIONÁRIA e JUVENTUDE MISSIONÁRIA.
REPONSÁVEIS – EQUIPE MISSIONÁRIA
Um membro da coordenação geral
Um membro da coordenação regional
Uma Irmã Missionária Capuchinha
Um membro de cada fraternidade
Um representante da Infância missionária
Um representante da Juventude Missionária

Obs. Para a concretização destas prioridades precisamos buscar assessoria entre nós IMC e LMC e outras pessoas capacitadas.