• Sem categoria

Ir. Gregória Maria, IMC. Um dom a serviço do povo de Deus. Escritora de Celebrações e jograis. Veja mais!

Ir. Gregória Maria é uma Missionária Capuchinha de quem se pode afirmar que conhece as Sagradas Escrituras. Conhece porque lê continuamente a Bíblia há décadas e o exemplar que manuseia tem anotações abundantes, do Gênesis ao Apocalipse; conhece porque é capaz de explicar, com propriedade, os textos sagrados; e, primordialmente, conhece porque vive a Palavra, como o atestam suas virtudes.

 Tem aquela capacidade que tanto admiramos: sabe localizar com facilidade os textos que procuramos. O manuseio  constante da Bíblia Sagrada levou nossa co-Irmã Gregória Maria a preparar uma Chave Bíblica que é um precioso “atalho” para nos levar aos temas que buscamos.

Como se não bastasse, Ir. Gregória Maria sabe proclamar a Palavra em forma de teatro, encenando-a; esse talento foi uma ferramenta de grande eficácia nos seus tempos de exercício do magistério. Fruto dessa habilidade é a Celebração que sugere para a próxima grande festa litúrgica:  Pentecostes.

CELEBRAÇÃO DE PENTECOSTES

 

Canto – Nós estamos aqui reunidos como estavam em Jerusalém…

Dirigente – Meus amigos, toda a Igreja cristã celebra hoje a solenidade de PENTECOSTES – a festa que recorda a chegada do ESPÍRITO DE AMOR  – O ESPÍRITO SANTO. Ele é a alma da Igreja. Será que precisamos mesmo deste ESPÍRITO DE AMOR?

TODOS – Sim, para podermos nos AMAR como irmãos e também para que todos possamos saber que somos discípulos de CRISTO.

DIRIGENTE – Então, invoquemos as luzes do ESPÍRITO SANTO.

Canto – A nós descei, Divina Luz ! (bis)/ Em nossas almas acendei o amor de JESUS. (bis)

TODOS – Vós sois a alma da Igreja, Vós sois a vida, sois amor. Vós sois a graça benfazeja (bis). Que nos irmana no SENHOR. (bis)

DIRIGENTE – Quantos dias JESUS passou na terra, após sua RESSURREIÇÃO?

TODOS – JESUS ainda passou na terra quarenta dias para consolar e fortificar na FÉ os Seus amigos, aparecendo-lhes várias vezes, demonstrando que estava vivo e falando-lhes do REINO DE DEUS.

Canto – Cristo venceu, aleluia! Ressuscitou, aleluia!/ O Pai lhe deu glória e poder:/ Eis nossos  

               canto, aleluia!

DIRIGENTE – Que fez JESUS no dia de sua ascensão ao CÉU?

TODOS – Reuniu seus amigos no Monte das Oliveiras e ali, deu-lhes suas últimas ordens e instruções.

LADO 1 – “Vão pelo mundo inteiro pregando o EVANGELHO a todas as criaturas e façam que todos sejam meus discípulos”.

LADO 2 – “Batizem esses meus discípulos: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”

LADO 1 – “E ensinem a observar o que Eu tenho mandado. E Eu estarei com vocês todos os dias até o FIM DOS TEMPOS.”

DIRIGENTE – Os apóstolos demonstraram tristeza quando souberam que o Mestre já ia voltar para o PAI, todavia Ele os tranqüilizou, dizendo-lhes:

TODOS – “Não fiquem tristes. Eu vou para o Céu, mas volto, vou preparar para vocês um bom lugar. Além disso, se não for para o Céu agora, o ESPÍRITO SANTO não virá. O ESPÍRITO SANTO vem  trazer SABEDORIA, FORÇA, PAZ e ALEGRIA.

Canto – Cantai ao Senhor um cântico novo. Aleluia! Pois Ele fez maravilhas. Aleluia!

DIRIGENTE – Jesus , levantando as mãos, os abençoou.

ANJOS – “Homens da Galileia, por que é que vocês estão olhando para o Céu? Esse Jesus que estava com vocês e foi para o Céu, voltará do mesmo modo que o viram subir. Agora, voltem para a cidade e  fiquem reunidos em ORAÇÃO, esperando a chegada do ESPÍRITO SANTO, o ESPÌRITO DE AMOR que o Pai mandará como prometeu JESUS”. Então, aqueles amigos do Senhor voltaram para Jerusalém.  Ficaram  reunidos em oração, com MARIA a MÃE DE JESUS, na sala da última ceia. Vemos agora, a RAINHA DOS APÓSTOLOS, presidindo aquele santo RETIRO. Seus rogos terão ajudado a abreviar a vinda do ESPÍRITO SANTO.

Canto – Ensina teu povo a rezar, Maria, Mãe de Jesus …