As IMC, comemoram 100 anos de existência da Casa Santa Cruz do Anil, em São Luis – Maranhão.Obra do Fundador.

Celebração Eucaristica em comemoração aos 100 anos da Casa Santa Cruz do Anil

Celebração Eucaristica em comemoração aos 100 anos da Casa Santa Cruz do Anil

CASA SANTA CRUZ DO ANIL – 100 ANOS DE FUNDAÇÃO!

Na solenidade da Santíssima Trindade , fez-se mais uma celebração comemorativa dos 100 anos de fundação da Casa Santa Cruz do Anil. Da Eucaristia, presidida por Frei José Antônio Macapuna, participaram as Irmãs das diversas Fraternidades de São Luís, Leigas Missionárias Capuchinhas, familiares e amigos das Irmãs. Após a Eucaristia, os presentes participaram de um alegre momento de convívio.

Os registros históricos falam que a fundação de uma casa na periferia de São Luís, no caso o  bairro Anil, fora decidida a 15 de dezembro de 1912. O Servo de Deus Frei João Pedro de Sexto, que residia em Belém-PA, delegou poderes ao Superior do Convento do Carmo – Frei Estêvão de Sexto São João para que efetuasse a compra do imóvel e empreendesse tudo mais que se fizesse mister, nesse sentido.

Assim foi adquirida uma grande casa, com vastíssimo terreno, bem junto à Igreja. Foram efetuadas as necessárias adaptações para que ali pudesse funcionar uma escola “primária” e servir de residência para as Irmãs. Em maio de 1913, já estava inaugurada a Casa e funcionando a Escola; dia a dia aumentava o número de alunas, filhas daquele povo simples e bom, em cuja alma podia perceber-se uma profunda sede de Deus e uma docilidade àquelas que lhes anunciavam o Evangelho. Em 1925, a Escola, que até então funcionava somente em regime de externato, instituiu também o internato.

De tal forma, a Casa Santa Cruz do Anil é a única, entre as mantidas pelas Irmãs Capuchinhas, que foi adquirida pelo Fundador, sendo assim a mais antiga e aquela que teve o privilégio de acolhê-lo em visita.

A sua aquisição viabilizou a transferência do Noviciado do  Prata-PA para São Luís-MA, de uma situação de isolamento para um espaço mais favorável ao acolhimento das vocações nascentes. Isso aconteceu no mesmo ano da fundação.

Em 1924, com a eleição do primeiro Governo Geral, a Casa Santa Cruz do Anil tornou-se Sede Generalícia da Congregação, até sua transferência para Fortaleza-CE.

A Casa Santa Cruz do Anil prosseguiu sendo espaço missionário, tendo sediado Governos Regional e Provincial, com seus eventos administrativos e formativos, acolhido  grandes momentos de vida e missão das Irmãs Capuchinhas, sendo testemunha eloqüente e querida de uma história que passa pelas Irmãs, é gestada no “útero” fecundo da Fraternidade e se projeta nas coordenadas de tempo e espaço da Congregação.

CASA SANTA CRUZ DO ANIL!  100 ANOS!  QUE PERMANEÇAS PARA SEMPRE!