Ir. Marly, IMC, acompanha em Moçambique, o passeio do Moloko atthu Asitokwene (pessoas importantes – idosos)

limao 2 (2)papasFigura1

Passeio do Moloko atthu Asitokwene (este nome em macua significa grupo de pessoas grandes, importantes – idosos)

No dia 25 de agosto do ano em curso, o nosso grupo de idosos fez um passeio na Missão de Mitucúe, distante de Cuamba uns 18km.
O evento foi marcado pela grande expectativa de alguns que há muito tempo não iam a Mitucue, estiveram lá no tempo colonial e a alegria dos demais pelo passeio.
Os nossos Asitokwene são homens e mulheres de oração e muito entusiasmo, por isso logo  na nossa chegada em mitucue fomos participar da Santa Missa na Igreja de são José, presidida pelo Pe. Álvaro, Pároco de Cuamba que acompanhava o grupo. A missa iniciou às 09h e terminou as 11h 30min, detalhe havia dois casamentos e dois batizados!!! Após a missa seguimos para o lanche e demos início com o “nosso bate papo”  sobre a Missão de Mitucue desde o tempo dos colonos… Foi muito bonito e enriquecedor ouvir a história de quem esteve lá nestes tempos, falaram com autoridade de quem viu, ouviu e viveu… e os demais estavam atentos para não perderem nenhum detalhe.
Em seguida fomos refletir sobre a situação dos idosos que são espancados e abandonados pelos seus próprios filhos, muitas vezes acusados de serem feiticeiros… Comovidos por esta situação triste criamos uma comissão que irá visitar uma família que está vivendo este dilema: filhos depois de baterem na mãe viúva a expulsaram de casa…
Após o gostoso almoço (arroz com feijão) fomos passear pela missão, mas antes tivemos uma bela diversão: um senhor subiu no limoeiro e os outros começaram a correr para apanhar os limões, foi lindo!! Pareciam crianças a correr de um lado para o outro para ver quem apanhava mais limão… foi super divertido!!!