As IMC, Comunidades e Amigos, celebraram 70 Anos do Instituto dos Pobres em Maranguape – CE. Veja mais!

 

 

imagem encontro e 70 anos 024

imagem encontro e 70 anos 043  imagem encontro e 70 anos 044imagem encontro e 70 anos 053imagem encontro e 70 anos 057 imagem encontro e 70 anos 052

 

 “O lado grandioso de envelhecer está em não perder

 

todas as outras idades em que vivemos.” (Madeleine L’Engle)

 

 

 As atividades desenvolvidas neste Instituto correspondem aos serviços de abrigamento, cuidados e proteção, sendo desenvolvidas na própria sede do Abrigo, em sistema domiciliar, com a oferta de alimentação, higiene, cuidados para a manutenção da saúde ou recuperação da mesma, atividades de recreação e lazer. Este relatório apresenta os objetivos: geral e específicos, como também, traz uma descrição da instituição, seu histórico, estrutura organizacional, serviços e atividades desenvolvidas no local.

 OBJETIVO GERAL:   Prestação de serviços de abrigamento, cuidados e proteção por vinte e quatro horas, de forma contínua, com ou sem referência familiar.

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:· Prestar serviços de nutrição, saúde, proteção e entretenimento ao idoso carente.
· Atender o idoso respeitando sua autonomia, interesses, aptidões e condições físicas e mentais;
· Garantir por todos os meios possíveis oportunidades de preservação da saúde física e mental, respeito à crença e ao culto religioso;
· Garantir a participação, convivência comunitária e familiar quando for o caso;
· Garantir o acesso à rede de serviços da comunidade quando possível;
· Garantir a livre manifestação de opiniões e interesses;
· Conviver em ambiente saudável e digno;
· Prover as necessidades materiais, com qualidade, em quantidades adequadas e de acordo com as características dos usuários.
· Prestar atendimento com pessoal qualificado, em número suficiente e capacitado.
· Considerar as necessidades, interesses, aptidões, características físicas e condições mentais no planejamento das ações.

  DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO:   O Abrigo Instituto dos Pobres, localizado na Avenida Stênio Gomes, nº. 388,  Bairro Parque Iracema, na cidade de Maranguape – CE. O Abrigo Instituto dos Pobres, fundado em 12 de setembro de 1943 pelo Exmo Dom Raimundo de Castro e Silva, naquela época, Vigário da Paróquia de Maranguape. Inicialmente o Abrigo assumia tríplice missão: assistência a anciãos de ambos os sexos, doentes sem recursos e crianças desamparadas. Com o advento da Política Nacional do Idoso, o atendimento integral ao idoso ampliou-se, por conseguinte o Abrigo Instituto dos Pobres  implantou nova forma de atendimento, optou servir somente a pessoa idosa. E, atualmente, abriga 100 (cem) idosos de ambos os sexos em regime de internamento permanente. Tem por finalidade acolher, amparar e abrigar pessoas idosas, em vulnerabilidades sociais, carentes de recursos sócio-econômicos, com ou sem vínculo familiar, através da modalidade de Longa Permanência. As instalações são limpas, espaçosas e arejadas, oferecem acessibilidade adequada para cadeirantes e demais idosos. Oferece conforto e higiene no que se diz respeito às condições de moradia. O Instituto segue uma rotina, com horários de banho, alimentação e atividades; estas, opcionais. E conta com uma equipe de cuidadores responsável pelos lavrados básicos com os idosos.

 Esta Instituição é dedicada principalmente aos mais carentes. Boa parte dos recursos é originada de pequenas doações (de pessoa jurídica ou física), ou contribuições mensais das famílias ou dos próprios idosos, quando estes recebem pensão.  É notável a contribuição da administração em obtenção de recursos. Além da contribuição da comunidade através de doações de alguns voluntários.Evidencia-se que o primeiro e maior problema enfrentado pelo abrigo  é a obtenção de recursos; e, o segundo, é suprir a carência afetiva dos idosos que, muitas vezes, são esquecidos pela família. Algumas famílias mandam apenas uma contribuição regular em dinheiro e não realizam visitas, nem quando chamados em atividades comemorativas, por maior que seja o esforço da administração em persuadi-los.

 Essa carência é um retrato fiel do modo como a sociedade enxerga nossos idosos. Deixados à margem, são anulados pelos “pré-conceitos”, excluídos e desrespeitados em nossa cruel cultura de rejeição das diferenças. Formação de equipe interdisciplinar: médico, psicóloga, assistente social, enfermeira, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, massoterapeuta, nutricionista e técnicos de enfermagem . Articular equipe de voluntários.  Na perspectiva de efetivar este projeto contamos com o apoio e incentivo do Governo Geral das Irmãs Missionárias Capuchinhas, com uma equipe de voluntários, benfeitores e como futuro parceiro a Prefeitura Municipal de Maranguape, que nos ajudarão no desenvolvimento das ações voltadas para o atendimento de qualidade à pessoa idosa.

Irmã Maria Socorro Soares Ferreira, Missionária Capuchinha, Fisioterapeuta,

atual diretora do Instituto dos Pobres.