Fraternidade Sta. Cruz das IMC do Anil /S.Luis-MA. Cem anos de história, fundadação de Frei João Pedro. Veja!

fotos do anil

MEMÓRIA DOS CEM ANOS DA CASA DO ANIL – SANTA CRUZ

Fazemos com alegria a memória dos cem anos de vida e presença franciscana das IRMÃS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS na fraternidade SANTA CRUZ – ANIL.

Nas incertezas da vida, mas na fé no Espírito Santo, esta fraternidade foi iluminada pelas palavras animadoras de nosso fundador querido, Frei João Pedro (cf.circular). “O campo que nos foi confiado é muito extenso e os empenhos e obrigações que nele encontramos são quase inumeráveis; mas se nós formos todos generosos e generosas, repletos de dedicação apostólica, daquela doação que faz esquecer e desprezar a si mesmo para cuidar somente do Reino de Deus e da libertação dos que sofrem, embora nosso número seja muito pequeno e nossos recursos limitados Deus virá em nosso socorro, abençoará nossa missão e desejos, fazendo crescer o reino e isso dependerá de nós.”

A fundação da casa do Anil foi 15 de dezembro de l912, por inspiração de Frei João Pedro, que na época se encontrava em Belém, mas delegou Frei Estêvão para concretizar esta Missão. Era a expansão da Missão, atendendo as crianças, adolescentes e jovens, filhas do povo simples e bondoso, na área de educação e evangelização, respondendo as necessidades e realidades da época e do local.

A inauguração do Educandário Santa Cruz foi 11/05/1913. Transferindo o Noviciado do Prata para o Anil. As noviças, Irs.: Rita e Angela receberam a missão da  Educação junto às crianças, adolescentes e jovens que aumentava sempre mais. Ao longo da história neste espaço sagrado, foram construídos caminhos  em prol do Reino: Sede Geral, Capítulo Geral, Noviciado e criação da Escola Santa Cruz, que foi respondendo aos sinais dos tempos na prática missionária, fraterna e orante- 1913-1924.

Os tempos foram difíceis, tanto econômico como a caminhada de vida das Irmãs que eram poucas, mas a vontade de tornar vivo o Carisma fundacional, ajudava a superar as barreiras. Por isso temos muito que agradecer as Irs.: Gertrudes Maria(superiora Geral), Isabel Maria de Canindé, Verônica Maria de Canindé, Inês Maria de Santa Quitéria e Delfina Maria de Canindé, que foram as lâmpadas acesas como missionárias do Reino de Deus. Como pensamento final:”Vós não tendes apenas uma história gloriosa para recordar, mas uma grande história a reconstruir”. imagem 45