Dez Irmãs Missionárias Capuchinhas, “Junioristas”, ralizam encontro de 09 a 12/14, em Horizonte – CE. Veja!

imagem 2

 “Devemos florir onde Deus nos plantar”.

As Irmãs Missionárias Capuchinhas em processo de formação, na etapa do juniorato realizaram o  encontro de 09 a 12 do corrente mês, em  Horizonte-Ceará. O  Encontro teve como principal objetivo acolher as Irmãs neo-junioristas: Francisca Erineuda Firmino Bento, Ana Meiriane Vasconcelos, Rosângela Lopes de Lima, Tatiane Lima dos Santos, apresentando para as mesmas os valores  desta etapa em nosso processo formativo segundo as Constituições, Diretrizes Gerais e Direito Canônico. Durante  o momento vivenciado com  mística e  acolhida  as etapas de formação foram  caracterizada através de símbolos. A sandália: pastoral vocacional;  poço: aspirantado; barro: postulado; cântaro: noviciado;  rosa:  juniorato;

A etapa da Vida Religiosa  em formação “Juniorato é um tempo   forte onde se aprofunda a Identidade da Vida Religiosa missionária, respaldada por uma Mistica, que ilumina e reafirma a opção e dá sentido a  forma de viver o  nosso chamado. Leva também a Religiosaa se confrontar no seu o dia-a-dia das fraternidades e com as tarefas da  missão como colaboradoras na construção do Reino. É tempo de assimilação, de sedimentação, do estilo da vida da Congregação.

 Entre os assuntos destacados   houve um momento orante onde a motivação inicial foi a criação a partir de São Francisco mencionando os quatro elementos: terra, água, fogo e ar, trazendo a realidade do homem e suas implicâncias na sociedade principalmente nos mais empobrecidos, ficando o compromisso do   que queremos florir e levar ás Fraternidades onde estamos inseridas. Irmã Dulcis motivou, recordando a programação do ano anterior, e apresentou a programação de 2014, atendendo a solicitação das junioristas sobre o aprofundamento da Espiritualidade Franciscana e em seguida  foi feita a partilha da realidade fraterna, missionária de cada juniorista, com seus desafios, superações, iniciativas e conquistas. A noite foi feita  uma pequena homenagem de despedida da Ir. Erineuda que parte em missão à Itália no mês de abril. As irmãs Junioristas Presentes  no encontro foram: Cícera Lucivânia Alves Silva, Charla Madba Cuesta Tinoco, Jordânia Alves dos Santos, Maria do Carmo Ayres Santos, Antônia Priscila Gomes Fernandes, Raquel Ramos de Sousa, Francisca Erineuda Firmino Bento, Ana Meiriane Vasconcelos, Rosângela Lopes de Lima, Tatiane Lima dos Santos e  a  acompanhante das Irmãs Juniorista,  Irmã Dulcis Negrão Rodrigues.

 Elementos indispensáveis no cotidiano  da Irmãs Missionaria Capuchinha “juniorista” é:   vida de oração; vivencia comunitária; estudo; trabalho; autoformação e cultivo pessoal.