Irmãs Missionárias Capuchinhas participam do III Congresso Nacional das Novas Gerações da V. Religiosa.
As Irmãs Missionárias Capuchinhas participam do III Congresso Nacional das Novas Gerações realizado nos de 06 a 09 de fevereiro de 2016 realizado em Brasília – DF com o tema: compartilhe a alegria e o lema: venha para fora.( Jo 11,43).No primeiro dia, Irmão Afonso Murad refletiu com os congressistas a temática do Congresso, o mesmo falou que a nossa vida, nossa vida é feita de conquistas, tristezas e alegrias que é precisamos assumir e incorporar essa dimensão da nossa vida. Apontou-nos como grande sinal da alegria duradora O BRILHO NOS OLHOS, e para que este brilho não seja ofuscado precisamos dos seguintes elementos:
- Conhece-se
- Mergulhar em Deus
- Exercitar o encantamento
- Alimentar grandes sonhos ( pessoais e coletivos)
- Praticar o perdão (perdoar-se, perdoar e pedir perdão)
- Trabalho + gratuidade
- Evitar o que o deixa sem brilho
- Aprender a alegria dos pobres
E Para vivermos com intensidade a alegria do Evangelho temos que tomar algumas decisões que entre elas são :
- Tomar iniciativa
- Envolver- se
- Acompanhar
- Frutificar
- Festejar( EG,24)
No segundo dia Ir. Anette Ravenna aprofundou o lema do Congresso, iniciou fazendo uma reflexão sobre a Comunidade de Betânia que significa “ Casa dos Pobres.’’ Nos orientou a olharmos as características de cada personagem: Lázaro é a ovelha que ouve a voz do pastor; Marta é generosa, empreendedora, talvez mais eficiente que eficaz; Maria é amante da Palavra e da escuta. Olhando a situação de Lázaro que estava morto, Jesus nos convida a sair do túmulo do egoísmo, do medo, da falta de coragem, da escuridão, pois nos momentos de crises não vemos nada, mas ouvimos. Enfatizou também que precisamos ter um sabor que realça a vida dos outros. Pequenos, mais ser picantes e curativos. Reforçou ainda que quando a bateria da vida está fraca, é preciso conectar a fonte que é Jesus. No terceiro dia foi realizada uma caminhada com as novas gerações pelo eixo monumental até a praça dos pobre, recordando a caminhada da Vida Religiosa Consagrada no Brasil. Demos continuidade com as tendas de reflexões que foram:
- Dinamismo, assessorado pelo Fr. Rubens Nunes da Mota, Capuchinho
- Comunicação, Ir. Rosa Maria,
- Novos desafios apostólicos, Pe. Luis Carlos
- Profecia, Ir. Eurides
- Caminho, Pe. Estevão.
- Encantar-se vocacional, Ir. Maria Inês.
- A palavra, Ir. Fatima Kapp.
O término do Congresso foi concluído com os encaminhamentos para o próximo Congresso. Foi um momento de fortalecimento para as Irmãs Junioristas conforme relatam: “nos sentimos fortalecidas, revigoradas e motivadas a darmos passos de ousadia, de alegria, nas nossas Fraternidades e realidades ondes estamos inseridas.