Irmã Francinete Amorim, Missionaria Capuchinha, contribui com retiro da Pastoral da Juventude em Alagoas

esta imagem

Irmã Francinete Amorim, coordenadora do serviço de animação vocacional da Congregação das Irmas Missionárias Capuchinhas, contribuiu juntamente com o Professor José Wilson Correia, com orientação do retiro da Pastoral da Juventude de Arapiraca na diocese de Penedo em Alagoas, de 02 a 05 de março. O tema principal foi: “O tamanho da minha fé é o tamanho da minha humanidade” e o lema “Revisitando minhas raízes como Jovem, Igreja, e seguidor(a) de Jesus em um contexto de desafios e esperanças”. A referencia Bíblica,escolhida foi o texto de (Mt 17, 20) “Nada vos será impossível”.

 A proposta metodológica do Retiro, teve por finalidade colocar o jovem diante das fontes humanas, espirituais, eclesiais, pastorais e sociais (expresso no lema do retiro) que possibilitem um contato mais íntimo com os recursos necessários para elaboração de um projeto de vida de sentido e felicidade para ele. É nesse sentido que o primeiro passo se dá através do reconhecimento de que nossa humanidade está em íntima relação com o tamanho da nossa fé. Na parábola da “semente de mostarda” (Expresso na Iluminação Bíblica do retiro), Jesus, na verdade, não exige como critério para conhecer a verdade da fé dos discípulos o tamanho dessa fé, mas a qualidade dela. Não se trata, na compreensão de Jesus, de uma característica exterior, mas fundamentalmente interior, pois é da vivência interior que “… a fé move montanhas”, mesmo ela sendo do tamanho de um grão de mostarda, que é a menor de todas as sementes.

– Eis o desafio: reconhecer nas pequenas questões de nossa humanidade as potencialidades para sermos grandes na fé. É nesse sentido que “o tamanho da nossa é o tamanho da nossa humanidade” (expresso na temática do Retiro). Por isso, que o retiro pretendeu ser um momento profundo de perceber nas vivências mais humanas da vida do jovem um Deus que olha “Nada vos será impossível”. Nada mesmo, principalmente o que o jovem mais deseja: sentido de vida e felicidade.