Irmãs Missionárias Capuchinhas retomam atividades e celebram 10 Anos do Centro de Promoção Humana “SANTA BAKHITA” em Moçambique.
O Centro de Promoção Humana “SANTA BAKHITA” (CPHSB) em Moçambique das Irmãs Missionárias Capuchinhas, é um espaço de acolhimento a diferentes demandas da população de Namina – com Centro temos Biblioteca, Reforço Escolar, Formação Bíblica Ecumênica Inter-religiosa e escolinha. Em tempo de Pandemia o ano de 2020, por conta da Covid- 19, encerrou suas atividades e mesmo, com a autorização do governo para reabrir em 2021, contudo não foi possível devido a falta de condições financeiras. Em 2022, com apoio da MISEREOR nossa parceira de muitos anos conseguimos financiamento para reforma das estruturas, acabamento e também formação de pessoas. Por isso conseguimos realizar duas formações de mulheres em alimentação alternativa e medicamento com ervas; assim como a reabertura da formação Bíblica semanal. No dia 24 de Setembro celebramos os dez anos de caminhada do Grupo de estudo Bíblico Ecumênico. Iniciamos no Centro de Saúde, fazendo memória das pessoas vitimadas pela covid-19 e agradecendo o empenho de todos os funcionários da saúde, e médicos. Em seguida, caminhamos para o CPHSB, ONDE CONTINUAMOS A CELEBRAÇÃO ANIMADA PELAS DIFERENTES Igrejas participantes. Encerramos com um almoço simples e farto. Deus seja louvado!
O encontro para as mulheres aconteceu no dia 12 de agosto foi assessorado por Irmã Davina Muniz , pelo animador da Área Pastoral de Namina, Rosário Ruvia sra. Graça, e contribuição de Irmã Aila Abreu, Missionária Capuchinha com método usado: Ver, Julgar e Agir. No Agir a Graça já iniciou com os materiais necessários para multe mistura e que cada uma devia trazer. O segundo encontro foi a prática da multe mistura e fabricação de pomadas e xarope. A Celebração dos dez anos teve a participação dos membros do grupo inicial, o Padre Adilson, brasileiro e o novo responsável pela área, o pastor Daniel da Igreja Evangélica Bom Pastor, cinco membros dos onze grupos acompanhados pelos facilitadores, o Chefe do Posto e o Régulo.
A animação foi feita pelas Igrejas católica, luterana, Batista, assembleia de Deus africana e nazareno.