Irmã Marta Maria, Missionária Capuchinha celebra 100 Anos de Vida com muita alegria e ternura.

Com muita alegria, dia 15 próximo passado, Irmã Marta Maria, Missionária Capuchinha, maranhense de Barra do Corda celebrou seus 100 anos de vida.  A Santa Missa de Ação de Graças foi concelebrada pelo Bispo Dom Jacinto Brito Bispo da Diocese de Teresina e concelebrada pelos frades capuchinhos: Frei José Maria e Francisco Antônio  Estiveram presentes os familiares Irmãs da Congregação e pessoas amigas. Após a Santa Missa houve confraternização Deste rebento da Família Cardoso de Oliveira, aos dezenove anos de idade, a jovem Maria Sofia, insere-se na família franciscana capuchinha, passando a vive a experiência de aspirante, no período de primeiro de março a cinco de abril de mil novecentos e quarenta e dois, assim no grande aprendizado, sendo assimilado e revestido da sabedoria divina que favoreceu a segunda etapa de sua formação religiosa. o Postulado – tempo de transição da vida laical para a vida cristã comprometida com o Senhor mais de perto. No progresso na vida franciscana capuchinha foi confirmando o querer de Maria Sofia ser uma consagrada do Senhor e buscando viver com mais radicalidade a terceira etapa da formação: o Noviciado – acontecendo no período de 2 de outubro de mil novecentos e quarenta e dois a quatro de outubro de mil novecentos e quarenta e três. Tempo fecundo de espiritualidade fortalecida pela oração e fraternidade. Aconteceu a vestição do hábito e mudança de seu nome civil para o nome religioso: IR. Marta Maria Ribeiro. Neste mesmo dia se realizou sua primeira profissão solene dos Votos de Pobreza, Obediência e Castidade, assim se comprometendo na radicalidade com a Vida de Cristo e da Igreja Universal. Aos oito de dezembro de mil novecentos e quarenta e oito, Irmã Marta Maria realiza sua profissão perpetua e definitivamente sendo um membro da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas, onde manifesta sua alegria de ser do Senhor, amando-O e servindo-O com coragem, misericórdia, acolhimento e simplicidade.

Portanto, entre os 100 anos de vida de irmã Marta, ela ainda vivencia conosco as experiências de oração e fraternidade. Dentre os cem anos, 81 anos são de Vida Religiosa Consagrada, que marcam a nossa história congregacional com sua entrega total aos desígnios do Senhor. Irmã Marta percorreu e viveu nas diversas realidades do nosso país, assim edificando a missão capuchinha como educadora, enfermeira e agente pastoral,.Ir. Marta foi vivenciando sua historia vocacional com o coração ardente pelo Senhor e na atitude humilde de colocar os pés no caminho de Deus, ela bem soube viver sua vida fraterna na simplicidade, no cuidado fraterno a toda irmã, muito presente aos momentos de festa e celebrações litúrgicas da fraternidade, muito acolhedora aos irmãos e irmãs que se achegavam na fraternidade e na missão.

Em relação a vida de oração, Ir. Marta nunca descuidou da sua vida contemplativa e oblativa, muito austera, fiel as orações pessoal e comunitárias, gostava de aprofundar a Palavra de Deus e ficava horas e horas em colóquio com o Senhor. Nestes momentos, se observava o seu amor transbordante pelo Senhor, o qual depois lhe enviava para vida missionária além fraternidade.

Considerando sua vida missionária, Ir. Marta Maria foi uma exima educadora e orientadora dos alunos e colaboradores da missão nas escolas, nos Hospitais revelou a face misericordiosa de Deus acompanhando nossos irmãos hansenianos em Antônio Diogo – CE e depois atuando na Maternidade em Juazeiro do Norte, onde acompanhou mães gestantes e nascimentos de bebês até alta para casa. Tinha engajamento paroquial além da missão interna da Congregação, missionou como agente pastoral na visitação aos doentes da comunidade São Miguel em Juazeiro do Norte – CE. Este foi seu último espaço de missão aos seus plenos oitenta anos de idade e que agora vive na Casa Frei João Pedro com espirito de oração, resistência e despojamento para ainda sentir a presença do Cristo pobre, humilde e crucificado.

Então, com grande jubilo e amor que celebramos neste dia do seu nascimento a sua vida, seus talentos, sua entrega aos cuidados do Senhor e sua pertença a grande família da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas.

Rendemos graças e louvores ao Senhor que lhe conduz e fortifica nos seus 100 anos dourados!