Fale Conosco

Conheça o Centro de Formação –  PORCIÚNCULA das Irmãs Missionárias Capuchinhas

    

HISTÓRIA DA PORCIÚNCULA:

Em 1929, o Governo Geral de Madre Inês Maria de Santa Quitéria, buscando melhores condições de governabilidade, transferiu a Sede Geral da Congregação da Casa Santa Cruz do Anil, em São Luís-MA, para Fortaleza, instalando-se na Casa de Saúde Dr. César Cals cuja administração estava confiada às Irmãs Capuchinhas desde 1928.
Igualmente, em 1929, o Noviciado da Congregação foi transferido da Casa Santa Cruz do Anil  para Guaramiranga-CE, instalando-se na Escola Doméstica Sagrado Coração de Jesus, recém-fundada e dirigida pela Congregação.
No governo de Madre Delfina Maria de Canindé (1931-1935), foi iniciada em Parangaba, com o apoio de D. Manoel da Silva Gomes, Arcebispo de Fortaleza, a construção da Porciúncula.
No governo de Madre Escolástica Maria de Redenção (1935-1941), inaugurada a Porciúncula, em 4 de setembro de 1935, para lá foram transferidos a Sede Geral e o Noviciado.
Com o correr dos anos, a poluição gerada pela fábrica de sabão Everest, que se instalou na vizinhança, foi inviabilizando nossa permanência na área. Além disso, ter ao lado o Hospital Psiquiátrico e encontrar-se na rota de aviões em processo de pouso e decolagem, privou a Porciúncula de sua tranquilidade inicial.
No governo de Madre Josefa Maria de Aquiraz (1947-1953; 1959-1965), em 1951, a Sede Geral foi transferida para a Casa Santa Rosa de Viterbo, adquirida pela Congregação nesse mesmo ano.
Nessa gestão, foi adquirido um terreno em Messejana, o Sítio São José, e iniciada a construção da que seria a Nova Porciúncula; o lançamento da pedra fundamental da Nova Porciúncula ocorreu em 04 de setembro de 1961.
Essa construção envolveu toda a Congregação; e esse é o momento de prestar nossa homenagem às Irmãs daquela época, que em suas Fraternidades, nas Instituições em que trabalhavam, empenharam-se em contribuir de todas as formas possíveis: rifas, bingos, feiras, quermesses, trabalhos manuais, as doações conseguidas, tornaram possível a concretização do projeto. Para acompanhar os trabalhos da construção e gerir o capital disponível, a Congregação contou diuturnamente com a capacidade e doação extremas das Irmãs Eugênia Maria de Porto Franco, Ecônoma Geral, Emídia Maria, Joaquina Maria e Luciana que, abrindo mão de seus mínimos confortos se instalaram precariamente na área em construção, para enfrentar todo tipo de necessidade; as Irmãs Claudina, Lourença, Dídima, foram incansáveis nas suas peregrinações em busca de ajuda. O projeto de engenharia foi conduzido pelo Dr. José Alves Quezado.
A partir de 1964, o novo prédio foi sendo paulatinamente ocupado pelo Postulado, pelo Noviciado, pelo Juniorato, pelo Governo Geral.
A instalação da Sede Geral ocorreu em 19 de março de 1964.
No governo de Irmã Benvenuta Maria (2003 a 2007), no rol de celebrações do Centenário de Fundação da Congregação, fez-se o reassentamento da Pedra Fundamental, em 5 de dezembro de 2004.

CENTRO MADRE INÊS – A NOVA PORCIÚNCULA, tornou-se um dos múltiplos espaços em que as Irmãs Missionárias Capuchinhas buscam concretizar sua atuação apostólica; especialmente voltado à realização de eventos, merece destaque o CENTRO MADRE INÊS que nela funciona, favorecendo assembleias, simpósios, cursos, treinamentos, retiros.
Dotada de aprimorada organização, em que é prioridade o bem-estar dos encontristas e colaboradores, a instituição procura atingir, a médio e a longo prazo, seu objetivo de cooperar para a promoção social e gerar o bem comum. A curto prazo, busca diuturnamente criar um ambiente tranquilo e equilibrado que assegure uma melhor qualidade de vida para as pessoas que nela trabalham; para tanto, procura fomentar os valores cristãos, entre eles, a fraternidade, a solidariedade, o acolhimento sem distinção aos que chegam, as relações com transparência, a honestidade.

Incluído no número das melhores Casas de Eventos, em Fortaleza, o Centro Madre Inês – PORCIÚNCULA, tem compromisso com a excelência nos serviços prestados, com a busca permanente de qualidade e competência, com a justiça social, aliados à responsabilidade quanto à geração, uso e manutenção dos recursos ambientais, econômicos e sociais.

Neste ano de 2024-2925, durante o Governo da Congregação de Irmã Maria das Neves Martins Franco Superiora Geral,  a PORCIÚNCULA passa por reformas consideráveis, com o intuito de proporcionar o melhor e servir com maior qualidade.  Dentro de poucos dias estaremos concluindo e nestas páginas você poderá acompanhar.

FAÇA SEU CONTATO CONOSCO DEIXANDO SEU RECADO NO SITE E OU NOS E-MAILS: Agradecemos sua visita ao nosso site e a você daremos nossa atenção.

Sede Geral das Irmãs Missionárias Capuchinhas 
Rua Paulo Setúbal,350 – Messejana
60.842-250 – Fortaleza CE
Fone: 85-3229.0545

E-mail: ir.rluciasilvaimc@gmail.com – (Fortaleza Ceará)

Irmã Lucia Silva

E-mail: escutaimc@gmail.com – (Fortaleza-Ceará – Brasil)

Irmã Francinete Amorim

E-mail:gislainelopesif@gmail.com – (Imperatriz Maranhão-Brasil)

Irmã Gislaine Bezerra

E-mail: suor.francesca2465@gmail.com – (Assis – Itália)

Irmã Francisca Erineuda