As Irmãs Missionarias Capuchinhas realizam a XXI Assembleia Geral em Fortaleza-Ceará de 04 a 07/09

A XXI Assembleia Geral das  Irmãs Missionárias Capuchinhas  realizada na Sede  Geral Messejana em Fortaleza Ceará de 04 a 07 do mês de setembro de 2015, com o tema:  REVISÃO DE VIDA, FRATERNIDADES E OBRAS. Assessorado por Frei Moacir Casagrande. estiveram presentes  82 Irmãs. A Assembleia foi iniciada  com acolhida das participantes, seguida da Oração fundamentada no texto:  Mc 9,7: “Este é meu Filho amado, escutai-o)”.  NÃO CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, MAS TRANSFORMAI-VOS, RENOVANDO A VOSSA MENTALIDADE( Rm 12,2) A abertura da Assembleia aconteceu acolhida de todas as Irmãs e em seguida  a ORAÇÃO DE ABERTURA. O Texto escolhido sobre a Transfiguração ( Mt 9,2-8; MT 17, 1-8;  LC 9,28- 36)

A Bíblia nos dá um fundamento não só teológico, mas também  metodológico para reler a nossa história Congregacional com os olhos fixos em Jesus. Na transfiguração Jesus se revela a Pedro, Tiago e João dialogando com Moisés e Elias: Moisés representa o Pentateuco e Elias os profetas: A lei e a profecia.Não é possível entender  a  Biblia ( Lei e Profetas)  sem ser filtrada pela pessoa de Jesus.Não é possível reler nossa trajetória  religiosa missionária se não estivermos de olhos fixos em Jesus  e de ouvidos atentos ao que Ele nos diz hoje. “Eu não vim abolir a lei e os profetas, mas aperfeiçoar”. “ESTE É O MEU FILHO AMADO, ESCUTAI-O”.

“Nós estamos aqui com a nossa história – caminhada congregacional- nas mãos: com os olhos fixos em Jesus para fazer a releitura da nossa história: a estrutura: regra, constituições, diretórios, regulamentos que podemos chamar a LEI e temos o nosso ser consagrado chamadas a ser PROFETIZAS do Reino como nos convoca o Papa Francisco: “Espero que ‘desperteis o mundo’, porque a nota característica da Vida Consagrada é a profecia  ( 30 minutos de silêncio orante e contemplativo individual olhando para o caminho percorrido nestes 110 anos de caminhada Congregacional)Contemplando o caminho de nossa historia sagrada como IMC vamos espontaneamente  fazer o nosso Salmo  da Vida: de gratidão , preces, perdão, louvor, etc. (a escolher)”

CantoVamos rever os nossos passos (com alteração de letras aditadas aos anseios da Congregação)

1. Vamos rever os nossos passos, / e assim  viver a nossa  vida com ardor, / juntar as mãos, abrir caminhos como viveu  nosso querido fundador..

Refrão: Deus escutou nosso clamor / e vem, e vem, e vem… / ser nossa força e luz, nos dar / a mão, a mão, a mão… / O seu olhar não se distrai jamais. / O próprio Filho seu é nosso Pão! / É nosso pão, é nosso pão!

2. Vamos compor os alicerces  / de nossa vida missionária capuchinha, /levando a paz  e o bem a todos inspiradas por Francisco de Assis.

4. Nosso carisma é profecia é o Projeto Missionário de Jesus junto aos pobres e excluídos, na certeza que Ele mesmo nos conduz.

5. Vamos lavrar a nossa  terra, / plantar firmeza cultivar  fraternidade, deixar de lado as diferenças , e como irmãs em comunhão com a Trindade